Mobile Marketing: o que é e como utilizá-lo em sua estratégia

Redação |20 de outubro de 2021

O smartphone é uma das ferramentas mais presentes na vida das pessoas hoje e, para alguns, ele chega a ser indispensável. Isso porque ele tem acumulado muitas funcionalidades ao longo dos anos e também entrega facilidades pelo tamanho compacto. E é pela soma de tudo isso que o mobile marketing, uma categoria relativamente recente, está conquistando uma importância significativa no planejamento das empresas.

A prova da importância do celular é que você deve estar lendo esse conteúdo por ele ou, se não estiver, já deve ter checado seu dispositivo em algum momento. Para além dos celulares, a categoria de mobiles em geral tem sido um segmento com muito crescimento nos últimos tempos. Ela engloba desde tablets e notebooks até smartwatches – uma tecnologia super funcional e diminuta.

Todos os aparelhos mencionados podem ser aliados na hora de construir uma estratégia baseada nos conceitos de mobile marketing. Para entender melhor sobre a abordagem, confira o conteúdo a seguir.

O que é Mobile Marketing?

Você sabe, seja por experiência própria ou por uma simples observação ao redor, que o celular não sai da mão das pessoas. Até mesmo na hora de andar na rua, grande parte da população não deixa de conferir ou interagir com a tecnologia.  Esse grande contingente de adeptos ao smartphone resulta nos números conseguidos pela pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), que relata a existência de mais de 230 milhões de celulares ativos no Brasil.

Isso significa que há mais telefones do que pessoas, já que a população é estimada em 216 milhões hoje. E por que não aproveitar a tendência para adequar o formato de venda a ela? Foi pensando nisso que surgiram as primeiras estratégias de mobile marketing: para conversar diretamente com o consumidor, no local e no momento exato.

Para entender como isso pode acontecer na prática, vamos supor a seguinte situação: você está andando na rua e se depara com uma mensagem promocional de um restaurante que está há poucos minutos de distância. A ação foi possível por um sistema de coleta da geolocalização da pessoa e por um sistema automatizado que envia mensagens de push, por exemplo, de forma personalizada para o cliente.

Estratégias como essa têm o potencial de cativar facilmente um consumidor, seja pelo ‘timing’ da ação ou pela personalização da comunicação. Ainda neste sentido, vale mencionar que o celular é um grande facilitador desse tipo de estratégia, pois sem ele isso não seria possível.

Em resumo, as estratégias consistem no envio de SMS, no uso ativo de redes sociais para estabelecer contato com o público, na criação de promoções e interação via QR Code etc.

Vantagens da estratégia

Um dos maiores benefícios do marketing móvel é estar em consonância com as tendências atuais e investir em ações com boas chances de retorno. Segundo uma pesquisa feita pelo Google, aproximadamente 40% das compras online são realizadas em dispositivos móveis.

Outra pesquisa, desta vez brasileira, destaca que cerca de 86% dos consumidores concluíram uma compra em varejos online no último ano. O número é resultado de um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Os dados levam a crer que o meio online é um campo em ascensão, entretanto, já abarca uma série de marcas na disputa pelo clique final nas compras. Neste cenário, surge a necessidade de implementar estratégias que destaquem a empresa entre milhares de outras na corrida pela venda, reconhecimento e afins.

Além de conversar com a dinâmica globalizada e atual, o mobile marketing é a oportunidade ideal para conectar-se ao cliente de forma individual e proporcionar a comunicação personalizada. Isso destaca o consumidor como centro das atividades desenvolvidas e atende às demandas pessoas de cada um, independente da especificidade.

Como aplicar na empresa e o que evitar

Depois de considerar as vantagens do mobile marketing, você deve estar se perguntando como é possível aplicá-lo na dinâmica de uma empresa. Para isso, é preciso de uma pesquisa prévia da base de dados, um plano de ação e automatização de algumas estratégias. Confira em detalhes algumas linhas de atuação do marketing para dispositivos móveis e como elas funcionam.

Código QR

O famoso código de barras atualizado, muito comum atualmente, é uma ótima chave de comunicação. Ele pode ser usado para levar ao site da empresa, no qual o cliente terá acesso a mais informações sobre produtos e serviços, funcionalidade que pode fortalecer a parte institucional. Em outros casos, ele pode conter cupons de desconto exclusivos para usuários que acessam esse canal.

Com a crescente adesão aos QR Codes, as câmeras dos celulares já apresentam mecanismos capazes de reconhecer esses códigos, o que facilita ainda mais o uso deles em situações variadas.

E-mail e SMS

Embora pareçam coisas do passado, esses meios ainda são importantes para nutrir a relação com uma parcela dos consumidores. O SMS, por exemplo, pode enviar links e atualizações sobre uma campanha. Já o e-mail pode ser usado para acompanhar uma compra, recolher feedback ou operar para fidelizar um cliente.

Em ambos os casos é preciso trabalhar uma linguagem personalizada e disparar mensagens exclusivas com base no status da pessoa ao longo da jornada de compra. Um texto assertivo e condizente com a demanda de cada um pode ser certeiro para angariar cliques em links ou fechar vendas.

Apps

O universo de aplicativos é vasto e, assim como os mobiles, tem entrado cada vez mais na rotina das pessoas. Na dinâmica atual é comum precisar fazer o download de uma plataforma para conferir detalhes sobre preço e até mesmo para receber desconto na primeira compra. Por isso, é interessante considerar a criação de um software próprio.

Para além de vendas, é possível criar aplicativos com funcionalidades a fim de engajar usuários, seja por meio de jogos ou ferramentas úteis para o público em questão.

Há ainda uma terceira alternativa, quando a estratégia consiste em anunciar em apps de terceiros. Vale mencionar que a opção é válida para aqueles que não querem ou não podem investir em uma plataforma própria.

Redes sociais

Essa é uma das estratégias mais populares, visto que as marcas têm investido em divulgação nas mídias da internet. Seja para veiculação de conteúdo ou para conseguir cliques, redes como Instagram são cada vez mais comuns nas ações de marketing. No entanto, é preciso criar um plano que considere o canal mais acessado, o formato ideal e as ferramentas necessárias para executar tudo isso.

Às vezes, o WhatsApp pode ser o meio ideal para conversar com o cliente. Fazer o acompanhamento ou tirar dúvidas são aspectos importantes para aproximar o consumidor da marca e dos produtos. Em outros casos, uma campanha de Adwords no Facebook pode ser mais efetivo.

Cuidados a serem tomados

Os focos do mobile marketing são a instantaneidade, a personalização e a facilidade de acesso por canais móveis. Por isso, é preciso tomar cuidado com detalhes como o momento de enviar uma notificação ou com a quantidade de vezes que ela é mandada para alguém.

Outra situação é conferir assiduamente a quem essas ações serão direcionadas, no sentido de verificar se a lista de transmissão, por exemplo, está devidamente atualizada.

No mais, é preciso evitar interfaces, publicações e contatos complexos. Seja no software ou na mensagem enviada, é preciso ter um conteúdo e um design responsivo.

Hora de executar

Antes de colocar a mão na massa, vale retomar: antes de planejar ações de mobile marketing, é indispensável fazer uma pesquisa aprofundada sobre o público que será considerado nas estratégias. Saber sobre hábitos de consumo, dados de localização e preferências de canais de comunicação vai orientar um movimento assertivo por parte da empresa.

Depois de estudar a fundo tudo isso, você já pode pensar sobre a prática dessas estratégias na dinâmica da sua empresa. Confira outros conteúdos sobre marketing no blog da Flowsense e fique por dentro de dicas valiosas sobre engajamento no universo dos mobiles.

Links: 

https://rockcontent.com/br/blog/mobile-marketing/

https://www.take.net/blog/inovacao/mobile-marketing/

https://www.freshmedia.com.br/mobile-marketing/

https://www.dinamize.com.br/blog/o-que-e-mobile-marketing/