flowsense |12 de fevereiro de 2021
Nos últimos dois anos, o Brasil cresceu 55% em número de instalações de aplicativos. De acordo com a AppsFlyer, em 2020 os apps brasileiros representaram 18% das instalações de apps na América Latina, contra 8% em 2018. E, durante a pandemia, o aumento de receitas de aplicativos foi de 50% no Brasil.
No atual cenário, em que o consumidor foi obrigado a migrar para o universo mobile em diversas atividades do dia a dia, as marcas têm o desafio de conseguir se destacar e conquistar a lealdade dos usuários em relação aos aplicativos.
Assim, ter uma estratégia de engajamento mobile é essencial para entregar experiências positivas, gerando e construindo relações em longo prazo, além de criar valor para as empresas.
É importante lembrar que a estratégia de engajamento começa a partir do momento que um usuário faz o download do seu App. Ou seja, realizar um onboarding correto dos usuários, mostrando a eles a jornada das principais funções e a proposta de valor do aplicativo. Dessa forma, você cria uma relação de confiança e satisfação. No entanto, você não pode e não deve parar por aí.
Mas você sabe como constituir boas estratégias de engajamento e como (e quando) sua empresa deve utilizá-las para atingir seus consumidores?
Por que você deve investir em mobile engagement?
Os dispositivos móveis se tornaram um grande negócio para empresas. E são neles onde os consumidores passam boa parte do seu dia. No entanto, com tantos aplicativos disponíveis no mercado, o abandono e a desinstalação de Apps está alcançando índices altíssimos e, nesse contexto, o pós-download torna-se ainda mais importante. Por isso é preciso investir na boa experiência do App e, principalmente, em engajamento e retenção.
Dicas para aumentar o engajamento
1. Seu aplicativo deve se destacar desde o momento em que é baixado até o momento da compra ser efetuada. Se isso não acontecer, você facilmente será esquecido, para não dizer, excluído. Por isso, mapear a jornada do usuário e oferecer uma boa experiência é essencial.
2. Saiba quem são as pessoas, como que utilizam o app e como se engajam diante de todo o conteúdo enviado. Com isso você conseguirá enviar mensagens relevantes, contextualizadas e personalizadas, relacionando o app à jornada de vida do usuário.
3. Ter uma régua de comunicação é muito importante, mas é preciso encontrar o equilíbrio. A maioria dos usuários de apps possui um limite de tolerância em relação às Push Notifications. Se sua empresa abusar desse meio de comunicação a consequência será sentida quando um usuário desinstalar seu aplicativo.
Como experts em mobile marketing & mobile engagement, nós da Flowsense queremos te ajudar a construir uma comunicação efetiva por meio de ferramentas e ações, que aumentem o engajamento do seu App, tudo de forma prática e efetiva. Que tal bater um papo com o nosso time para saber como podemos te ajudar?