COVID-19: os aprendizados e as mudanças no mercado de Apps

Rafael Gibeli |4 de maio de 2020

Que estamos vivendo momentos inesperados e nunca vistos, todo munda já sabe. Fato é que, com essa nova pandemia do COVID-19 afetando uma parcela significativa da população mundial e também todas as esferas do nosso dia a dia (pessoal, profissional, econômica, emocional, etc), um termo que vem tomando espaço em todas as conversas é: MUDANÇA.


Muita coisa mudou, muita coisa ainda vai mudar e estamos todos tentando nos adaptar em uma velocidade incrível nos últimos dias. E, como tudo isso tem impactado o mercado de Apps? A Flowsense está no setor de mobile engagement há mais de 5 anos e já vivenciamos diversos cenários, tanto econômicos, quanto comportamentais, mas nada como o que vivemos hoje. Por isso, decidimos compartilhar com vocês alguns cases muito interessantes de como nossos clientes, apesar das dificuldades, aproveitaram para se adaptar e seguir sobrevivendo e crescendo.

A hora e a vez do Delivery

O ramo de delivery talvez tenha sido um dos poucos a não ser impactado negativamente pelas mudanças trazidas pelo COVID-19. Aliás, muito pelo contrário, acabou tornando-se um dos ramos que mais cresceram nos últimos tempos. No entanto, isso não significa dizer que não precisaram tomar alguns cuidados, se reestruturar e até mesmo promover algumas mudanças ao longo do processo. Citamos abaixo dois clientes do setor de delivery de comidas os quais tiveram que  ajustar os seguintes pontos:


1) Readequação das Mensagens Push Enviadas
Dar mais foco no contexto de higiene pessoal e dos alimentos, no aumento das gorjetas para os entregadores e, é claro, reforçar a mensagem de prefira o delivery a ter que sair de casa para comprar alimentos.


2) Desativação dos Pontos de Interesse não prioritários

Ainda nesse ramo, temos um cliente que o principal serviço é o pagamento de um plano mensal / anual para conseguir descontos em estabelecimentos e serviços como: restaurantes, farmácias, consultas médicas e exames laboratoriais.

Entendendo a gravidade do contexto vivido, preferiram desativar o envio da notificação push para todos os restaurantes e focar nas farmácias e consultas médicas, oferecendo descontos e facilidades para os usuários e retirando o foco da alimentação.

3) Mudança de Produto

Também temos o caso de outro cliente que precisou fazer uma mudança completa de produto. Usuários que antes, ao pagar uma mensalidade, receberiam descontos em determinados restaurantes, agora poderiam pedir suas refeições e recebê-las via delivery. Tornou-se um case forte de adaptabilidade, uma vez que a entrega em domicílio das refeições não era uma opção no App antes da pandemia.

4) Saia de casa, mas só se precisar e com cuidado

Um grande player de mobilidade entendeu que sim, o ideal é ficarmos em casa, mas sabemos que uma grande parte da população não compartilha desse privilégio, pois seus trabalhos são considerados essenciais para o bom funcionamento da sociedade como um todo.


Sendo assim, reestruturaram todas as suas mensagens por push retificando a importância de que, se não for estritamente essencial, seus usuários deveriam ficar em casa. Além disso, é possível procurar as rotas com menos pessoas, além de colocarem um informativo na página inicial do App lembrando a todos os usuários da importância de ficarmos em casa.

Além desses cases, vale compartilhar por aqui que nesse período também registramos o aumento do número de estudos pedidos por nossos clientes referentes a:

  • Entender quem dos meus usuários saem de casa
  • Para onde eles vão
  • Quais dos meus serviços eles estão procurando

Com nosso produto de geolocalização e, é claro respeitando as normas de Segurança da Informação e LGPD,  conseguimos oferecer alguns insights para nossos clientes. Essas informações foram muito úteis para que pudessem entender o que os usuários desses Apps estavam buscando ao sair de casa e, principalmente, o que poderia ser oferecido para que sua viagem se tornasse mais segura e rápida possível.

Onde meus usuários moram X quais os serviços essenciais mais próximos deles
Com as nossas análises, foi possível criar notificações por push focadas em oferecer serviços o mais próximo possível da casa desses usuários, ajudando-os a, não só sair o minimamente de suas casas, como também, se preciso, tornar essa saída a mais breve possível.

Procura por novas alternativas: mais baratas de preferência!

Economia é outra palavra que está em alta no momento. Não saber quando a quarentena e a pandemia vão acabar nos faz rever budget e  procurar por alternativas de redução de custos.

Podemos citar o case de um grande player varejista o qual nos procurou recentemente para substituir o envio de SMS para seus usuários por mensagem push, projeto que não só permitirá sermos muito mais assertivos nos envios, como também reduzir os custos de envio.

Outro player, um dos maiores no ramo de comércio eletrônico, decidiu substituir as grandes plataformas de CRM que utilizavam por nossos serviços, o que nos torna extremamente orgulhosos e animados pelos novos desafios.

O que podemos perceber com estes cases e com tudo o que compartilharmos acima é que a única certeza que fica é de que ainda temos muito o que nos adaptar de agora em diante. E que, além de resiliência, também teremos que ter a capacidade de passar por uma situação difícil e também aprender e crescer com ela.

E se você quer saber como podemos te ajudar neste momento, é só  marcar  um bate-papo com o nosso time!

#flowsense #mobileengagement #push #pushnotification #mobilemarketing #app #aplicativo #coronavirusbrasil