André Bain |12 de fevereiro de 2020
Provavelmente você já ouviu falar de push notifications. Se não, com certeza já foi impactado por um monte deles e nem sabia! Os push notifications de apps são as notificações ou mensagens enviadas pelos aplicativos de celular. Geralmente eles vêm na forma de um alerta que informa o usuário de algo importante que o app quer comunicar, como uma oferta, uma novidade, uma pesquisa, uma ação transacional, um convite ao uso do app, entre outros.
Por conta da importância do push notification para qualquer estratégia mobile, resolvi reunir nesse artigo os conceitos, principais funcionalidades, recursos e seus diferenciais como canal digital. Confira!
Objetivos
Os principais objetivos dos push notifications são: aumentar retenção, engajamento e receita dos aplicativos e alertar os usuários de fatos que merecem sua atenção naquele momento. Eles direcionam os usuários do app para funcionalidades do aplicativo ou para ações importantes que devem ser tomadas pelo cliente.
Principais funcionalidades do push como canal
O push é um poderoso canal de comunicação e muito versátil também, podendo ser utilizado para:
Principais capacidades do canal
O push notification, por estar vinculado a um app, permite capacidades únicas de personalização e contextualização, tornando-o o canal que permite maior proximidade com o cliente final.
Personalização: aqui entram aspectos como dados cadastrais, análises de perfil por geolocalização, compreensão da jornada do cliente no app, reação a notificações, e outros. Com tudo isso, é possível entender quem é o cliente e o que desperta seu interesse, o quanto ele já está engajado com o app, o quanto ele é aberto a ser impactado por notificações, em que momento e com que frequência.
Contextualização: principalmente com o uso da localização do cliente em real time para gerar uma notificação mais precisa. Usado em grande medida para notificações promocionais, alertas e pesquisas.
Recursos do push
O push notification também tem recursos tecnológicos que permitem comunicação muito mais rica com os usuários. O uso destes recursos aumenta o engajamento dos usuários e melhora sua experiência. Os principais são:
Push Notifications versus outros canais digitais
Como comentei anteriormente, o push notification é o canal que permite maior proximidade com o cliente final. Outra forma de analisar isso é comparando-o com outros canais. Não afirmo que o push deve viver “sozinho”, mas, sim, coordenado com outros canais para gerar os melhores resultados.
Conclusão
Os push notifications são um canal extremamente útil para manter os clientes informados e engajados sobre os principais eventos relacionados ao app, sejam alertas, promoções, transações ou pesquisas.
Eles possuem características de personalização, contextualização e recursos tecnológicos que permitem atingir objetivos que outros canais não conseguem. Assim, afirmo com segurança que ele é o canal que permite maior proximidade com o cliente final. Ainda assim, coordená-lo com outros canais é o que maximiza os resultados de engajamento e retenção.
Para você que se interessa pelo tema, no nosso blog temos um texto que reúne as 10 Best Practices para melhorar suas campanhas de push notification. Ele foi feito com base na nossa experiência de mais de cinco anos na área de mobile engagement!
E se você quiser conversar com o time da Flowsense sobre esse tema, saber como podemos te ajudar a alavancar a sua estratégia mobile, é só marcar um bate-papo com a gente!
#flowsense #mobileengagement #push #engajamentomobile #mobilemarketing #app #aplicativo