Entenda o que é mobile engagement

Redação |22 de setembro de 2021

A venda por meio de aplicativos é uma forma de fidelizar clientes e entregar produtos e/ou serviços cada vez mais alinhados com a demanda de cada um. Entretanto, engajar esses consumidores dentro da plataforma pode ser um grande desafio. O mobile engagement surge como uma solução para essa questão, com uma série de ferramentas que fomentam a interação do público com o app.

Além disso, com as técnicas para a captação de dados de geolocalização, o contato com os consumidores pode acontecer no momento ideal. Um exemplo disso é quando são disparadas mensagens no celular de um cliente que está próximo de uma loja ou restaurante, avisando de uma possível promoção, por exemplo. Para entender como essas e outras estratégias de engajamento funcionam, a Flowsense preparou um conteúdo detalhando as ferramentas utilizadas nesse processo e como isso pode ajudar o seu negócio.

O que é mobile engagement

A criação de um aplicativo é uma ação certeira para se inserir dentro das tendências do mercado. Atualmente, os mobiles são indispensáveis na rotina das pessoas, cumprindo funções que vão desde estabelecer contato com outras pessoas, até a realização de compras. 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) concluiu que as lojas online registraram compras pela internet por parte de, pelo menos, 86% dos consumidores em 2019. Com a pandemia, a tendência foi de aumento nesse setor, o que ocasionou um grande contingente de vendas online.  

Por isso, os apps são soluções efetivas para conversar diretamente com o cliente por meio de uma plataforma própria, o que deve estreitar o relacionamento com o consumidor e permitir acompanhar de perto toda a sua jornada de compra. O aplicativo ajuda, inclusive, a criar uma comunicação personalizada para cada pessoa, além de direcionar a compra para um produto ou serviço cada vez mais assertivo. 

Até aqui, vimos que os benefícios do mobile marketing são bastante positivos, tanto para a empresa, quanto para o consumidor. Porém, existe uma problemática com os aplicativos que precisa ser mencionada. Quantas vezes você já fez o download de algo, usou apenas uma vez, e desinstalou logo em seguida? Ou ainda, quantas vezes você usou pouco um app e logo depois esqueceu dele? Essas questões acontecem em decorrência da falta de engajamento dos usuários com essas plataformas, fatores que podem ser resolvidos com a ajuda do mobile engagement.

Mas, como resolver esses gaps? A estratégia em questão usa um ferramental baseado na interpretação dos dados recolhidos e com ações que instigam a interação do cliente com a plataforma ou com a marca no mundo real. Nas linhas a seguir, você pode acompanhar como cada um dos serviços ajuda a impulsionar o engajamento do usuário.

Ferramentas utilizadas no engajamento 

Uma das formas de trabalhar com o mobile engagement é por meio da automação de ações. Elas otimizam a comunicação, fazendo um diálogo pertinente, além de aumentar as conversões e reduzir desinstalações. De forma detalhada, é possível dizer que as estratégias utilizadas são push notifications, in-app messages e campanhas. 

Push notifications

As notificações push são mensagens em formatos de banner e pop-ups que aparecem no celular, geralmente na barra com as demais notificações. Elas surgem mesmo quando o aplicativo que as enviou não está em uso. Essa estratégia deve ser bem calculada, pois se usada em excesso ou de forma errada, pode resultar na desinstalação do aplicativo. 

Uma forma de garantir o sucesso da ferramenta é usando uma linguagem que conversa com as necessidades do cliente e no momento ideal. Os dados devem garantir a assertividade desses requisitos, entregando o tom da notificação e disparando na hora em que o consumidor está propenso a realizar a compra.

In-app messages

Esse tipo de ferramenta aparece dentro do próprio aplicativo, no momento em que o usuário está interagindo com a plataforma. O conteúdo pode contemplar promoções, questionários, landing page de algum produto e até mesmo inserir uma publicidade.  

A estratégia In-app é focada em usuários ativos, mas também pode ser uma boa solução para cativar aquelas pessoas que bloquearam as notificações push. Ela abre espaço para um conteúdo bastante personalizável, além de oferecer diversas possibilidades que permitem escolher quando e onde colocar esse tipo de interação. 

Jornada do usuário e Delivery inteligente

A jornada do usuário busca mapear o trajeto do cliente, bem como suas experiências para entender quando o app é abandonado. Em outros casos, ela pode servir também para verificar a performance de uma mensagem. 

Já o delivery inteligente, outra técnica utilizada, busca analisar o melhor horário para enviar a push notification. Essa ação tem foco na assertividade e no aumento de chance de conversão.

Automação de Campanhas

Caminhando em um sentido parecido ao dos serviços anteriores, a automação de campanhas leva em consideração o comportamento do usuário para enviar notificações que são acionadas sob condições pré-definidas. Essa é uma boa alternativa para solucionar o problema de carrinhos de compra abandonados, ou seja, programando uma mensagem que tente resgatar o cliente para que ele finalize a compra.

Benefícios da estratégia

Manter uma base de usuários engajados é fundamental para o desenvolvimento do app, inclusive em termos de retorno para a empresa. Uma vez que a plataforma conta com clientes ativos e que geram respostas aos estímulos do app, fica mais fácil de entender os hábitos de consumo, a jornada de compra e outros critérios importantes. 

Vale ressaltar que o engajamento é como uma régua para medir o resultado dos investimentos no espaço digital. Ao passo que os usuários interagem com mensagens e notificações, assim como na contribuição com dados, a empresa pode trabalhar com informações mais concretas para traçar as próximas estratégias. 

Investimento no mundo online e offline

O mobile engagement é um investimento que pode ajudar uma empresa a criar presença pelo campo online e até mesmo conciliar com a jornada de compras em unidades físicas. Essa junção é classificada como omnichannel, a qual já simboliza um segmento relevante dentro das vendas. 

Seja pelo aplicativo ou pelo estabelecimento, o importante é cativar o cliente e fidelizá-lo de alguma forma. Considere aderir às ferramentas dentro da sua plataforma para obter retorno em termos de engajamento, retenção de clientes e finalização de vendas.

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