Quais os principais desafios de quem tem um App?

flowsense |27 de abril de 2021

Em todos esses anos à frente da área de produtos da Flowsense, as principais queixas e dúvidas que ouvimos dos nossos clientes em relação aos seus Apps são em relação à alta taxa de desinstalação logo nos primeiros dias. E isso não acontece apenas com eles: pesquisas de mercado apontam que 90% dos aplicativos são desinstalados em até 7 dias depois de baixados.

Retenção e engajamento são assuntos cada dia mais discutidos, mas nem sempre bem compreendidos. Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre o assunto para te ajudar a não fazer parte dessa estatística.

 

Principais “dores” de quem tem um aplicativo

Muitas companhias ainda têm dificuldades em trabalhar o App como um canal, pois acabam aderindo ao mobile sem um planejamento estratégico e métricas definidas para que possam acompanhar e entender seus resultados. Ou seja, elas se limitam apenas à aquisição e se esquecem de pensar no pós-download.

Por isso a minha principal dica é: faça o básico, mas bem feito. Mapeie a jornada do usuário e acompanhe as métricas e o funil para tentar entender onde pode estar perdendo usuários. Não se esqueça também de criar uma régua de comunicação personalizada e relevante para assim conseguir criar valor para o seu App.

Afinal, com acesso a diversos aplicativos, o público está cada vez mais exigente. E, nesses mais de cinco anos de mercado, a Flowsense conseguiu desenvolver diversas ferramentas para que as empresas possam aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do seu App. Vou falar agora das principais.

 

Jornada do Usuário

Permite mapear a experiência do cliente, entender em qual etapa o aplicativo está perdendo usuários e quais são as mensagens que têm melhor performance.

 

Delivery Inteligente

Analisa os melhores horários para o envio de Push, de acordo com o comportamento dos seus usuários, e automatiza o envio das notificações nos momentos com mais chances de conversão.

 

Automação de Campanhas

Possibilita fazer o envio de notificações pré-definidas de acordo com o comportamento do usuário. Assim, se seu app tem uma alta taxa de abandono de carrinho de compras, é possível recuperar esse cliente programando o envio de uma notificação alguns minutos após o usuário ter colocado um produto no carrinho e não ter finalizado a transação.

 

In-App Messages

Os usuários são engajados apenas quando estão navegando no aplicativo ou ao realizarem certos eventos dentro do App, conforme definido por vocês. Permite criar com facilidade comunicações e interações no aplicativo sem a necessidade do desenvolvimento de novas funções e atualizações.

E, toda nossa plataforma possui uma interface amigável, para facilitar o dia a dia do time que está à frente da gestão do aplicativo, pois percebemos que algumas áreas como marketing e atendimento ao cliente, passaram a ter este canal como um dos principais a ser trabalhado.

Se você ainda tem dúvidas e precisa saber mais sobre retenção e engajamento de Apps, fale com o nosso time e saiba como podemos ajudá-lo a aprimorar os seus resultados!