André Bain |10 de março de 2020
Para muitas empresas, essa pode ser a pergunta do milhão. No entanto, a resposta é simples: ofereça vantagem para ele comprar o que gosta, ou precisa, no momento mais oportuno e sem lhe dar mais trabalho.
Fácil dizer, mas difícil executar? É o que parecia para o Carrefour Soluções Financeiras (CSF) quando assumimos a missão de melhorar a experiência dos seus clientes Cartão Carrefour no aplicativo e impulsionar os resultados financeiros desse canal.
Como não existia uma solução de prateleira para esse desafio, desenvolvemos um projeto por 6 meses a 6 mãos: CSF + Flowsense + SAS Real-Time Decision Manager (SAS RTDM). O resultado? Criação de melhor oferta, ou Next Best Offer (NBO), em tempo real e automatizado.
Imagina você, portador do Cartão Carrefour, ao chegar no hipermercado do grupo mais próximo, receber um push nominal, personalizado e com a oferta de um produto que você sempre compra ou que tem interesse? Difícil resistir e não clicar, não é?
E como funciona nos bastidores? Ao entrar numa área geográfica estabelecida para as lojas do grupo (Carrefour e Atacadão), reconhecemos qual é o usuário, loja e momento da jornada e notificamos o SAS RTDM via API. Este então, baseado no histórico transacional e perfil de consumo do cliente, o sistema processa uma oferta personalizada para aquela visita e elabora o push, que é disparado na sequência.
Esse projeto deu tão certo que até virou case de sucesso no portal Mobile Time e no Cubo! 🎉
Como nossa solução conta ainda com outras ferramentas, alcançamos outros resultados extraordinários: índice recorde de CTR de 25,4% (3x mais que a média de mercado), descobrimos o melhor horário e dia para mandar push, promovemos fluxo para supermercados, aumentamos o desbloqueio de cartões e ainda criamos régua de comunicação para cobrança de fatura!
Daria para escrever um artigo sobre como entregamos cada uma dessas conquistas, mas caso tenha curiosidade só me perguntar. 😉
E, certamente, poderia escrever um “textão” sobre o que fizemos para alcançar a NBO, mas para poupar o seu tempo, vou resumir e compartilhar 4 itens chave que aplicamos para alcançar essa conquista:
Quando falamos de engajamento via app, temos aqui um exemplo de estado da arte em notificações push de alto impacto e relevância. Não vemos muitos cases como esse por que o marketing mobile ainda é um assunto recente que está amadurecendo e ganhando adeptos. Todavia, as empresas inovadoras e dispostas a correr riscos hoje serão a vanguarda nesse assunto amanhã.
Gostou? Quer conhecer mais? Então marque um bate-papo com um especialista do time Flowsense. Será um prazer conhecer o seu app e saber como podemos ajudarem seus desafios!
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