4 estratégias para criar engajamento móvel significativo

Redação |10 de novembro de 2021

Que o celular é um canal promissor de comunicação com o cliente, você já sabe. Mas a sua empresa tem boas estratégias de engajamento móvel? Uma marca que investe no segmento de comunicação via mobiles precisa estar preparada não só para criar uma relação com o usuário, mas também para nutrir e fidelizar a base que interage com a plataforma.

Afinal, muitas pessoas fazem o download do software, exploram logo nos primeiros momentos e depois esquecem ele na gaveta de apps do celular. Pesquisas apontam que as pessoas costumam acessar 4 e 6 aplicativos por dias. Para entrar nesta estatística, separamos algumas dicas para gerar o engajamento necessário para as plataformas digitais do seu negócio. Acompanhe a seguir.

Importância do mobile marketing

No mundo do marketing, boas estratégias garantem um resultado satisfatório. Naturalmente, no âmbito digital essa premissa também se aplica. Por isso, ter boas ferramentas no mobile marketing pode ajudar uma marca de diversas formas, sobretudo na retenção de clientes.

De forma prática, as estratégias podem engajar uma base de usuários de um aplicativo, estabelecer uma boa interação com os clientes nas redes sociais ou criar uma comunicação com eles em diversos canais. Tudo isso contribui para o fortalecimento da empresa e do estreitamento de laços com o consumidor.

Além de implementar, é preciso acompanhar as ações que foram planejadas, principalmente para observar quão efetivas elas estão sendo. Os relatórios gerados ao longo do tempo serão fundamentais para guiar os próximos passos. Para isso, existem métricas e KPIs, conceitos detalhados no próximo tópico.

Como criar engajamento consistente com base em dados, métricas e KPIs

Não existe uma fórmula com passos exatos para conseguir um bom engajamento, no entanto, duas dicas são indispensáveis: conhecer o cliente e acompanhar a repercussão das estratégias.

Antes de investir no app ou na comunicação, é preciso saber com quem se está falando. Depois, faz-se necessário saber se as ferramentas, funcionalidades e ações implementadas estão funcionando. Para isso, é preciso fazer uma coleta de dados assertiva e ampla, de modo a compreender detalhes sobre os consumidores.

Entre os aspectos que podem ser observados nas análises prévias sobre as pessoas que visitam o app, as redes sociais ou demais canais de comunicação estão:

Posteriormente, os relatórios vão detalhar como funcionou a interação em uma rede social, a quantidade de pessoas que visitou o site em determinado horário ou as campanhas que mais tiveram sucesso entre o público. Tanto a primeira coleta quanto a outra são importantes para avaliar os negócios.

Neste sentido, as métricas e os KPIs podem ajudar a avaliar ações. O primeiro conceito permite gerir e mensurar as estratégias, enquanto o segundo fala sobre o resultado específico de uma ação com números e percentuais. É como se um fosse o material bruto enquanto o outro fosse o resultado lapidado de números mineirados e organizados. De modo geral, eles devem entregar as seguintes respostas, no caso de apps:

  • Usuários ativos periodicamente (durante um dia, um mês, etc);
  • Tempo médio de navegação;
  • Conversão em vendas;
  • Interação com notificações;
  • Adesão aos clubes de fidelidade, promoções e afins.

Estratégias para impulsionar um melhor engajamento móvel

Para colocar em prática o que foi estabelecido após analisar o público-alvo, é preciso usar algumas ferramentas associadas a uma estratégia. Entre as funcionalidades passíveis de uso, estão: notificações de push, mensagens via SMS e e-mail, chatbots personalizados entre outros.

Além das automatizações, a equipe precisa conciliar essas ações com estratégias bem definidas, como as destacadas a seguir.

Crie interações assertivas em momentos oportunos

Quando se trata de comunicação via smartphone, tablet e outros, a frequência do contato não é o caminho ideal. Neste caso, a solução é esperar o momento certo, dado obtido com base nas análises feitas sobre hábitos de consumo.

Se uma pessoa compra um determinado produto a cada três meses, o ideal é entrar em contato com ela perto do final desse período, por exemplo. Outro ponto relevante para se pensar antes de enviar uma mensagem é o canal de comunicação que deve contemplar aquele consumidor.

Desenvolva uma comunicação personalizada

Independente do meio escolhido para contato, é de extrema importância que as palavras, o tom e o tipo de mensagem sejam planejados com base no perfil do usuário. Para isso, é preciso saber quem é o público-alvo e analisar aspectos nos mais diversos âmbitos, seja ele emocional, regional, de acordo com a faixa etária ou com costumes.

Como mencionado no tópico anterior, o tipo de canal pode ser determinante na hora de abordar alguém. Se uma pessoa está totalmente distante do universo dos e-mails, talvez as mensagens dentro do aplicativo sejam uma solução mais eficiente e por aí vai.

Integre a experiência do cliente

Você já ouviu falar na palavra omnichannel? Ela tem ganhado cada vez mais destaque e tem crescido enquanto estratégia. Ela visa integrar diferentes tipos de canais de atendimento, vendas e contato com o consumidor. Indo mais além, algumas empresas já associam a experiência online com o mundo real.

Um dos motivos para a aposta na estratégia é o fato de que ela acolhe o cliente em suas várias demandas, seja numa loja física ou em no site, caso ele precise de um respaldo da empresa.

Dessa forma, uma marca precisa se planejar para oferecer desde chatbots personalizados, redes sociais e e-mail marketing, até eventos e atendimento presencial.

Observe a demanda específica do seu negócio

Mais uma vez a métrica e os KPIs, bem como a coleta de dados em geral aparece como uma estratégia forte. Entretanto, vale também se questionar sobre quais são os gaps dentro desses espaços, se o problema está na finalização de compras, na retenção de clientes ou na divulgação da marca.

Fazer essas análises de forma frequente deve ajudar a empresa a perceber onde estão as falhas para poder pensar em estratégias de forma segmentada. Posteriormente, a observação de campanhas pode ajudar a responder algumas perguntas e guiar os próximos passos.

Olhar clínico e observação condicionada

Ao final de tudo isso, podemos sintetizar todo o conhecimento com base na premissa de que é preciso estudar o cliente, mas também interpretar todos os dados coletados. Os números precisam se transformar em informações funcionais e que realmente entreguem planejamentos efetivos.

Por isso é importante confiar o trabalho a uma equipe especializada e que tenha conhecimento da interpretação de relatórios gerados, números e dados coletados. Assim é possível criar estratégias de engajamento móvel que vão entregar bons resultados a médio e longo prazo.

Quer saber mais sobre engajamento móvel e estratégias de mobile marketing? Então acompanhe o blog da Flowsense e fique por dentro de dicas, conteúdo e muito mais.

Links: 

https://emarsys.com/learn/blog/mobile-engagement/

https://www.lambda3.com.br/2016/07/mobile-engagement/#:~:text=Quantos%20aplicativos%20voc%C3%AA%20tem%20instalados%20no%20seu%20celular%3F&text=Para%20quem%20desenvolve%20aplicativos%20para,usu%C3%A1rio%20usa%20em%20um%20dia.

https://www.zendesk.com.br/blog/estrategias-engajamento/

https://www.zendesk.com.br/blog/diferenca-entre-metrica-e-kpi/#:~:text=Em%20resumo%2C%20as%20m%C3%A9tricas%20s%C3%A3o,resultado%20de%20a%C3%A7%C3%B5es%20da%20empresa.

https://resultadosdigitais.com.br/blog/omnichannel/