O que são notificações Rich Push? Tudo que você precisa saber

Redação |8 de dezembro de 2021

Imagine que você vai conferir as horas no celular. De repente, se depara com uma notificação push com uma imagem super bonita de um prato de comida, acompanhada de uma mensagem avisando sobre uma oferta. Como é perto da hora do almoço, você aceita a sugestão e entra no app para conferir a promoção e acaba pedindo uma comida por conta da sugestão.

É assim que funcionam as notificações rich push, de forma assertiva mas também elaborada. Ela concilia dois mundos: o de estímulos visuais e o texto, o que deixa a mensagem completa sem perder a característica principal de alcance fácil. Para saber mais sobre a estratégia confira o conteúdo que a Flowsense detalhou nas linhas a seguir.

O que são notificações Rich Push?

Basta observar a internet por poucos minutos para entender a dinâmica dela. Interações rápidas, concisas e dinâmicas são tudo o que uma marca precisa para ter a atenção do cliente. No entanto, às vezes pode faltar ferramentas que conciliem tudo: texto, imagem e estratégia.

Sabe aquela sensação de que devemos sempre estar atualizando? O update das notificações confirma justamente essa máxima do mundo moderno. Além de entregar conteúdos mais interativos, elas chegam para atender demandas mais específicas de consumidores.

Também conhecidas como rich media, as notificações interativas podem aumentar a taxa de interação em 25%, contra os 8% das mensagens push tradicionais. As rich pushes chegam para trazer algo que faltava: junção de recursos. Ela dá continuidade ao que as push notifications já começaram, ou seja, a oportunidade de interagir com o usuário mesmo com ele fora do app. Mas dessa vez, ela investe em estratégias mais chamativas.

Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma foto ou um GIF associado a um texto pode garantir uma comunicação robusta e completa. Dessa forma, o contato com o consumidor torna-se atrativo para o receptor e dá mais ferramentas para o emissor.

É sempre importante pensar nas duas pontas de um diálogo, em quem fala e em quem recebe/escuta a mensagem. Por isso, é necessário conferir possibilidades para quem emite a mensagem também. Ferramentas como a rich push são pensadas justamente neste sentido, pois contempla as duas partes.

Afinal, complementar uma mensagem com uma foto bonita, por exemplo, pode ser a sacada ideal para cativar a atenção de quem receberá a notificação de push de forma inesperada.

Vale retomar que essa tecnologia de entrar em contato com o cliente via notificação já é uma estratégia adotada pelas empresas. Desde seu advento, ela já otimiza o contato com as pessoas por meio de mensagens curtas. Ela parte do mesmo princípio que as antigas SMS, ou mesmo das RSS da Apple, de 1995, que avisavam sobre a publicação de um novo texto em algum site.

As redes sociais são adeptas das notificações de push, assim como aplicativos de diversos segmentos. Por isso, a ferramenta em questão já tem uma adesão consolidada e é bastante conhecida entre o público que está sempre navegando na internet.

Como usar essa ferramenta?

Assim como as mensagens tradicionais, as notificações rich push também precisam de cautela. Basicamente, elas funcionam no mesmo esquema, pois precisam de público e horário bem definidos, além de dados baseados em geolocalização e uma linguagem assertiva. Entre os temas que ela pode abordar, estão:

  • Novidades, lançamentos e novos serviços (da marca ou do próprio aplicativo);
  • Promoções e descontos quando estiverem disponíveis;
  • Atualizações de compras, como o status de envio de um produto;
  • Aviso de abandono de carrinho.

 

A última modalidade é uma das mais usadas. Cerca de 69% dos produtos são abandonados no carrinho de compra, segundo a Baymard Institute, questão que demanda uma estratégia bem pensada para reverter esse quadro. A push notification, portanto, surge como uma possibilidade bastante considerável.

Dicas para a construção do conteúdo

Vale explorar as várias possibilidades dentro do que se deseja atingir. A técnica de aderir ao FOMO (Fear Of Missing Out) explora o gatilho no consumidor de que aquela oportunidade é imperdível para adquirir algo. Neste caso, ela pode vir junto da imagem do item que pode esgotar em breve, como sugeriu o texto.

Promoções e bônus em datas comemorativas, aniversários e feriados pode ser outra abordagem interessante. Além dela, pode-se usar uma pergunta para cativar a atenção do cliente: “Que tal uma pausa para o lanche?”.

Por fim, estratégias de gamefy e upsell também estão em alta e devem ajudar a atingir públicos específicos. A primeira tática consiste em oferecer pontos obtidos por tarefas fáceis que podem ser convertidos em descontos, por exemplo. Já a segunda, fala sobre fazer o upgrade de uma venda para outra com um valor um pouco maior.

Essas são algumas formas de abordagem que podem ajudar a chegar até o consumidor de forma criativa, sempre associando a um produto audiovisual: vídeo, áudio e foto. É preciso ter um feeling e estar por dentro de tendências de mercado, conteúdos virais e preferências do público.

Vantagens da Rich Push

Entregar ao cliente aquilo que ele precisa e de forma acessível é uma ótima justificativa para aderir às notificações Rich Push. Mas para aqueles que ainda buscam mais benefícios da ferramenta para avaliar a aplicação, podemos pontuar mais alguns:

  • Retenção de clientes: manter contato com o consumidor pode ajudar a criar uma relação que tem grandes chances de fidelizá-lo;
  • Comunicação assertiva: mandar mensagem na hora certa pode ser o toque especial para avançar no funil de vendas;
  • Facilidade no acesso: existem cerca 230 milhões de celulares no Brasil, segundo a FGV-SP, o que confirma a eficiência em investir nesse tipo de canal;
  • Ganho de tempo: por ter um formato simples, a ferramenta é fácil de ser elaborada, desde que os dados para a preparação já tenham sido analisados.

 

Antes de agir, planeje

Mesmo que você tenha optado por aderir às rich pushes, é preciso ainda dar uma atenção ao texto. Isso porque nem sempre os sistemas operacionais, sobretudo os mais antigos, vão entregar o conteúdo audiovisual.

Geralmente, aparelhos que rodam iOS 10 ou superior, bem como softwares acima do Android 4, tendem a entregar a função. De qualquer forma, vale certificar-se de que todos os elementos estão harmônicos e de que só a push tradicional pode dar conta caso imagem/vídeo/áudio falhem.

Agora que você já está dominando o que são notificações rich push, fica mais fácil de considerar a estratégia para o seu negócio. Quando aplicadas com bastante planejamento e análises, elas costumam gerar bons resultados, principalmente quando associada com uma coleta prévia de dados que devem ser observados minuciosamente para entender aspectos como público-alvo, tendências e linguagem ideal.

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