carolina@flowsense.com.br |17 de junho de 2021
Hoje a Flowsense passa a fazer parte da DigitalReef, grupo líder em propaganda e engajamento mobile em toda América Latina.
Mas por que escolhemos nos juntar a DigitalReef? E o que nos trouxe até aqui? É o que vou contar nesse artigo.
Parte 1 – Água Livre
A jornada da Flowsense começou lá em 2015. Meus sócios e eu, na época ainda cursando engenharia na Poli-USP, nos juntamos para perseguir uma ideia de empreendedorismo que chamamos de Água Livre.
A Água Livre seria uma marca de garrafas de água que seria distribuída de graça na rua, cobrando pela publicidade no rótulo – mais ou menos como alguns jornais fazem.
Garrafas de Água Livre no laboratório do NEU (Núcleo de Empreendedorismo da USP). Na época o NEU ficava no departamento de Engenharia de Produção. Me formei e continuei frequentando o mesmo prédio!
A ideia parecia interessante, mas claro que tinha seus defeitos. A gente tinha um uma solução buscando um problema, e não um problema buscando uma solução – erro clássico de empreendedores focados demais em produto.
Conforme fomos validando a ideia com pessoas de marketing e publicidade, ficou claro que aquele canal de mídia não era necessário, mas uma dor do mercado se destacou ao longo dessas conversas.
Parte 2 – INFO7
O mercado não precisava de mais uma mídia OOH (out of home), mas, sim, de uma ferramenta que ajudasse a aferir o fluxo de pessoas em lugares físicos e seu perfil. A partir disso, seria possível medir a qualidade de uma propaganda com a mesma precisão que se tem na internet.
Fomos atrás de uma solução para esse problema desenhando um sistema que teria a capacidade de aferir fluxo e perfil das pessoas no mundo físico, e para isso logo ficou claro que a solução estaria baseada em tecnologia mobile. Também fazíamos pesquisas de perfil que para montar um painel de consumidores e ajudar empresas a aferirem a efetividade das suas propagandas no mundo físico.
Esse modelo também não deu certo. Ainda que o mercado tivesse essa necessidade e que nós conseguíssemos entregar esse produto a matemática financeira não fechava. Era muito caro desenvolver e principalmente manter uma base de usuários, ou seja, um painel de pesquisa no aplicativo, para criar receita só depois a partir de relatórios de inteligência.
Parte 3 – Flowsense – Where you go is who you are
Na virada do ano no início de 2016, @Victor, @Nadav e eu nos juntamos para pensar o que podíamos fazer com o conhecimento que já tínhamos sobre mobile, geolocalização, algoritmos, perfil de usuário e toda a capacidade técnica que já tínhamos.
Decidimos então, em vez de perseguir um modelo de negócio com duas pontas – de um lado um painel de pesquisa e do outro empresas comprando inteligência, fazer um modelo mais simples: um SDK que ajudaria aplicativos a coletarem, analisarem e ativarem a geolocalização dos usuários do seus apps. Inclusive nesse momento que surgiu o nome Flowsense.
Como engenheiros que somos, desenvolvemos o produto, mas novamente esse caminho não se mostrou muito frutífero. No meio do ano de 2016 ainda não tínhamos clientes e já estávamos há um ano trabalhando sem receber qualquer dinheiro. Começamos a pensar se de fato teria algum futuro nesse projeto. Foi quando entre nós e mentores do NEU (destaco o @Artur), decidimos que não só coletaríamos localização, mas permitiríamos às empresas ativar, engajar os seus usuários utilizando sua localização em tempo real.
Foi um momento de virada para nós. Com essa proposta de valor conquistamos os primeiros clientes (Grubster, hoje @chefsclub e @Allya, parceiros até hoje!). Além disso, no meio de 2016 recebemos nossa rodada de investimento-anjo (@Axel, @Gabriela, @Bernardo). Foi também uma validação muito importante. Ver gente de fora – tanto clientes quanto investidores – acreditando no que estávamos desenvolvendo nos deu outra motivação. O investimento também nos permitiu trazer o @Rafael, na época como estagiário, atualmente sócio responsável por toda tecnologia da Flowsense.
Com a proposta de valor de engajamento geolocalizado, entre 2016 e primeiro semestre de 2019 crescemos bastante em termos de clientes, receita, premiações e equipe. A empresa começou a ganhar corpo.
Parte 4 – Flowsense – Be where it matters
No meio de 2019, porém, sentimos o motor de crescimento da Flowsense esfriar. Nossa tração, ou seja, o crescimento da empresa não estava acontecendo na velocidade em que queríamos.
Nessa “crise” interna percebemos o quanto poderíamos chegar mais longe se oferecêssemos uma solução mais completa de engajamento para aplicativos. O serviço de geolocalização só conseguia atender aplicativos muito maduros, aplicativos que já tinham a capacidade de se relacionar e entender seus clientes, e queriam um “turbo” para essa máquina de relacionamento.
Conforme formos conhecendo o mercado mais a fundo, ficou claro que muito poucos aplicativos brasileiros têm essa maturidade.
A grande maioria dos apps ainda está aprendendo a se relacionar com seus clientes, a mandar notificações e a entender o contexto e a jornada dos seus clientes para se comunicar de maneira efetiva com eles. Isso se aplica tanto empresas grandes quanto pequenas. Percebemos, então uma oportunidade muito maior ainda dentro do mesmo mercado. Poderíamos atender uma necessidade muito mais latente das empresas, causando um impacto muito maior e gerando resultados mais positivos para nossos clientes, para os usuários dos seus aplicativos e, claro, para a Flowsense.
Essa foi outra virada para a Flowsense. Nosso ritmo de crescimento acelerou, e, talvez mais importante, desenvolvemos uma solução muito mais essencial e resiliente a tudo que o mundo vem passando desde 2020. Se ainda estivéssemos focados em localização, nosso serviço seria muito afetado pela pandemia e pelas pessoas tendo que ficar em isolamento social.
Porém, o contrário aconteceu: em 2020 a empresa cresceu quase 3x em faturamento, mostrando como de fato nosso movimento foi acertado.
Nesse período tivemos também a excelente surpresa de sermos reconhecidos pela Forbes Brasil como destaques Under 30 por conta do nosso trabalho com a Flowsense. Vou admitir que era um pequeno sonho meu ter esse selo, e foi incrível poder recebê-lo.
Parte 5 – DigitalReef
Com os ventos soprando a nosso favor, no fim de 2020 estávamos em conversas para fazer uma rodada de investimento com o objetivo de crescer mais rapidamente.
Estávamos já aos “45 do segundo tempo” nas negociações de contrato com um potencial investidor, quando fomos apresentados ao pessoal da Imagination Unwired. Eles compartilharam um projeto super ambicioso: construir, a partir da junção de empresas de destaque em seus mercados e em suas especialidades, uma companhia líder isolada e com soluções extremamente diferenciadas em tudo que tem a ver com marketing e engajamento mobile na América Latina.
A Flowsense foi convidada a integrar e ser o braço de engajamento mobile na DigitalReef. Foi identificado que a Flowsense é muito valiosa pela:
Conforme fomos aprofundando o relacionamento com o pessoal da Imagination Unwired e das demais empresas que agora se unem para formar a DigitalReef, ficamos extremamente bem impressionados com sua visão, com sua competência e com os valores das pessoas envolvidas. Sermos escolhidos para nos juntarmos a essa jornada tão ambiciosa e tão empolgante é algo que nos enche de orgulho e energia para os próximos passos.
Parte 6 – Aprendizados e sentimentos
Talvez o principal aprendizado da nossa jornada até aqui é que quando você funda uma startup inovadora a verdade é que você não sabe aonde pode chegar.
E não é por falta de planejamento, visão ou competência. A incerteza é uma natureza básica do mercado de startups. Você tem um sonho, uma visão, mas até se deparar com o mercado, concorrentes, exigência de clientes, desafios com time, entre outros que que vão te desviando do caminho original, você não sabe onde isso vai terminar.
É claro que como líderes da empresa estamos sempre buscando o conduzi-la pelos melhores caminhos e na direção em que entendemos ser a melhor naquele momento. Fazemos de tudo para enxergar o que vem a frente para desviar de quaisquer obstáculos, e acredito que temos conseguido fazer isso de uma maneira muito eficaz.
Mas, certamente, não era aqui que imaginávamos estar cinco anos depois de começar a Água Livre, evoluir para INFO7, depois Flowsense. Isso é um problema? Claro que não. Apenas mostra como, na verdade, a visão que tínhamos inicialmente estava errada!
Conforme fomos aprendendo, amadurecendo, crescendo como empreendedores e como empresa, fomos ganhando a capacidade de tomar decisões mais complexas e assertivas, e a partir daí direcionar a Flowsense para o caminho de sucesso de que podemos nos orgulhar hoje. Mas a viagem está longe de terminar: nos juntarmos a DigitalReef é mais um capítulo na nossa jornada empreendedora.
Um capítulo, porém, no qual acreditamos que nossa visão, que nossos objetivos e nosso impacto vão ganhar uma escala que não imaginávamos alguns meses atrás. Poder fazer parte de uma empresa com operação em dezenas de países, com 300 colaboradores, com estrutura e recursos para alavancar nossa capacidade de tecnologia, entrega, execução, atendimento e relacionamento com clientes a outro patamar é algo muito satisfatório.
Mas o que mais nos enche de orgulho é o que construímos até aqui. A Flowsense é uma empresa de tecnologia com DNA brasileiro. Uma empresa de cultura forte, que realmente valoriza seus colaboradores, clientes e parceiros. Uma empresa onde as pessoas se sentem acolhidas, respeitadas, ouvidas e onde têm prazer de trabalhar. Quando um colaborador da Flowsense menciona que essa é sua melhor experiência profissional, que aqui ele sente que pode crescer, se expressar e criar em um ambiente que ao mesmo tempo é seguro e desafiador – tudo isso é o que nos enche de orgulho.
Outro ponto que nos enche de orgulho é o fato de que a partir de um sonho de quatro engenheiros recém-formados na Poli-USP, nasceram tecnologia, expertise e serviço capazes de realmente mudar a maneira com que grandes empresas e startups se relacionam com seus usuários em aplicativos. Quando paramos para pensar nisso dá até um arrepio pensar que algo que nós começamos consegue gerar um impacto para milhões de pessoas no canal que elas mais valorizam como ponto de relacionamento – o app.
Parte 7 – E agora?
Quando fundamos uma startup, esperamos que chegue o momento de crescimento muito acelerado e mudança de patamar, e esse momento é agora.
Os próximos passos continuam sendo de muito desafio e crescimento. Fazer parte da DigitalReef nos permite nos juntarmos a uma visão muito forte de tecnologia, serviço e parceria – valores que sempre fizeram parte do DNA da Flowsense. Porém, em uma escala muito maior.
Vamos manter nossas parcerias, serviço, independência e valores, ao mesmo tempo em que buscamos um impacto cada vez maior no mobile da América Latina e global. Seguimos trabalhando intensamente e de maneira próxima com todos que têm relação conosco, agora com mais soluções, solidez e recursos para atingir entregas cada vez melhores.
Gostaria de aproveitar o texto para agradecer a todos os nossos parceiros, clientes, colaboradores, mentores, investidores, familiares… enfim, todos que nos ajudaram a chegar até aqui hoje. Reforço, está longe de ser o fim de uma jornada, mas certamente é um marco importante e um selo fortíssimo de reconhecimento de qualidade em nossa jornada empreendedora. Seguimos em frente com muita energia, agora com a bandeira da DigitalReef!
-André Bain, CEO Flowsense