Flowsense: saiba como utilizar a plataforma de mobile engagement

Redação |11 de agosto de 2021

Criar um aplicativo é o primeiro passo para ingressar em uma dinâmica mais próxima e personalizada da fidelização do cliente. O espaço que uma plataforma proporciona é ideal para acompanhar em detalhes a jornada do consumidor. Entretanto, nem sempre é fácil conciliar esses hábitos online com as atividades offline. Ou seja, o maior desafio dos varejistas é conseguir um consumidor omnichannel, e foi pensando justamente nessa dificuldade que as soluções de mobile engagement surgiram.

A Flowsense é uma plataforma que trabalha formas de conferir recursos aos desenvolvedores para que eles possam ter mais ferramentas no gerenciamento dos apps e usá-las para cativar os consumidores no momento ideal. E é justamente pela quantidade de informações oferecidas pelo serviço, que alguns usuários podem ter dúvidas de como usar todo o instrumental disponibilizado. Se você tem questionamentos ou curiosidade sobre a plataforma, confira o conteúdo detalhado nas linhas a seguir.

Mobile Engagement

O setor que promove o engajamento dentro dos dispositivos móveis surge como um braço do mobile marketing – que calcula estratégias pensadas para usuários de smartphones. Dessa forma, as ferramentas de engagement buscam responder perguntas fundamentais para os desenvolvedores de apps, como a quantidade de usuários que estão interagindo com a plataforma, o perfil deles e a forma como usam o aplicativo.

As respostas sobre quem usa o serviço, quem deixa de usar e como são essas pessoas, podem orientar estratégias mais assertivas na hora de cativar clientes. O ideal é que essas ações façam a aplicação se destacar entre tantas outras instaladas no celular de uma pessoa, inclusive a de concorrentes.

Para entender a dimensão da necessidade de criar bons métodos, vale trazer números que elucidam a realidade. Uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado Millward Brown, revelou que 43% da população usa entre quatro e seis aplicativos por dia. A porcentagem cai para menos da metade, 20%, quando se trata de entrevistados que usam entre sete e dez apps durante o dia.

Flowsense

Com base nesse percentual, é possível mensurar a importância de ter um produto que agregue tanta importância na rotina dos usuários quanto os softwares dos mensageiros, das redes sociais e das plataformas de streaming. O nível de complexidade fica maior ainda se pensarmos em conciliar esse contato virtual com a dinâmica de consumo presencial, mesclando os dois mundos. A essa prática de convergência de todos os canais de uma empresa, é atribuído o nome de omnichannel.

Soluções

Levando em consideração todas as questões atribuídas no tópico anterior, surgem algumas estratégias que podem destacar o aplicativo no celular. As medidas implementadas pela Flowsense mencionam análises de clientes que podem ajudar a gerar relatórios que ajudam posteriormente a conectar a jornada online e offline desses consumidores. Em um primeiro momento, são recolhidas informações como:

  •  Jornada offline;
  •  Geolocalização;
  •  Aspectos comportamentais;
  •  Hábitos de compra;

Com base em estudos de geomarketing, a empresa gera o chamado engajamento geolocalizado. Para entender esse termo, vamos imaginar a seguinte situação: uma pessoa está andando na rua e se aproxima de um restaurante que usa o mobile engagement. À medida que ela se aproxima do local, o app detecta esse movimento e envia um cupom de desconto para o celular do cliente. Dessa forma, ele pode usá-lo para obter desconto em uma refeição de um estabelecimento que está bem próximo.

Esse é um dos exemplos em que é possível usar os serviços da web para converter em vendas no mundo real. Outra possibilidade está na capacidade do app em detectar quando alguém está próximo ao local de um concorrente. Nessa situação, a plataforma é programada para enviar uma mensagem de uma campanha com condições chamativas, o que deve fazer com que o consumidor dê preferência para o mais vantajoso, mesmo estando perto do concorrente.

Como usar o Flowsense

Partindo para um aspecto mais técnico, vale mencionar que os dados anônimos dos usuários, somados à análise e o customer success, geram as seguintes estratégias oferecidas pela plataforma:

  •  Notificações de push (as “mensagens” mencionadas anteriormente);
  •  Campanhas;
  •  Automatizações;
  •  CRM.

Na prática, o gerenciamento desses dados coletados serve para diversos aspectos, inclusive para oferecer uma comunicação personalizada para cada tipo de perfil. Por fim, as estratégias do mobile engagement vão moldando o uso para que ele fique mais alinhado em termos de expectativas do cliente com o aplicativo e o serviço oferecido, reduzindo o número de desinstalações.

Acompanhe os conteúdos exclusivos de engajamento para aplicativos no blog da Flowsense e fique por dentro de dicas importantes para criar métodos assertivos de comunicação com os clientes.