André Bain |23 de novembro de 2020
Recentemente, a Flowsense foi eleita uma das 10 martechs que melhor se relacionam com grandes empresas, segundo o Ranking 100 Open Startups. Durante uma entrevista que concedi sobre o tema, o jornalista me pediu para explicar mais sobre martechs, desafios e oportunidades no mercado atual.
E, por entender que este assunto possa interessar outras pessoas, resolvi escrever este artigo aqui, compartilhando alguns conceitos e também dicas para quem quer ter uma martech de sucesso.
O que é uma martech?
Martechs são empresas que utilizam tecnologia e inteligência para planejar, executar e mensurar qualquer tipo de estratégia de marketing. Elas utilizam novos recursos, principalmente no ambiente digital, para otimizar a performance das empresas, produtos e serviços.
Quais os desafios de uma martech e quais suas principais atuações?
Os principais desafios atendidos pelas martechs estão relacionados a melhorar a experiência e a conversão do usuário em todas as etapas de sua jornada com uma marca. Aqui na Flowsense, geralmente atendemos empresas B2C que estão em busca de melhores resultados e performances para seus Apps. Aquisição de novos usuários, primeira experiência com o produto ou serviço, recorrência, retenção, aferição de resultados, todos esses são pratos cheios para as martechs atuarem.
Quais as tendências neste segmento e como vem mudando a receptividade das empresas?
As principais tendências nesse setor são soluções voltadas à propaganda e marketing no espaço digital, como e-commerce e aplicativos, ou para a conexão entre diferentes canais de vendas, o chamado omnichannel.
Essas soluções foram aceleradas pela pandemia e pelo rápido crescimento das compras online, um hábito que veio para ficar. No entanto, para a maioria das empresas, a realidade ainda é trabalhar em um nível mais básico, estruturando seus canais e sua operação digital.
No geral, a pandemia do COVID-19 trouxe novos hábitos de consumo, principalmente no mundo online, e acelerou a digitalização das empresas. E, toda essa movimentação aumentou a demanda de mercado para as martechs, gerando maior visibilidade e receptividade por parte das grandes empresas.
Aqui na Flowsense, acreditamos que nos próximos anos a procura por tudo o que estiver relacionado à mobilidade e como entregar a melhor experiência aos clientes, deve se manter em alta. Por isso, por aqui, seguimos nos desafiando a continuar inovando, crescendo e conquistando! E se você quer saber como a Flowsense pode ajudar a aprimorar a comunicação do seu App e trazer mais engajamento e resultados positivos, é só marcar um bate-papo com o nosso time!