Segurança e privacidade te preocupam? Saiba como os dados coletados são tratados

flowsense |11 de março de 2019

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Sim, nós estamos cientes que há uma enorme preocupação – em âmbito mundial – em relação à coleta de dados através de sites e aplicativos. Nós também nos preocupamos. Na verdade, essa é uma das maiores preocupações aqui na Flowsense e por isso resolvemos falar sobre o assunto nesse post.

– O que exatamente as empresas de geolocalização, como a Flowsense, fazem?
Coletam dados de localização dos aplicativos de celulares através de GPS, Wi-Fi, beacons, antenas de celular, entre outros. Nesse post vamos focar em GPS, pois é o carro-chefe da tecnologia utilizada por nós e é sobre ela que temos mais expertise.

– Como esses dados são coletados?
O seu smartphone, onde o aplicativo está instalado, se comunica com nossa plataforma diversas vezes por dia (importante frisar: isso representa um consumo irrisório de bateria e dados, não se preocupe!) e isso gera alguns pontos no mapa. Quando em um determinado local são identificados diversos pontos, é formado um “evento”, ou seja, uma parada desse usuário. Com base nessas paradas, traçamos perfis de consumo e de hábitos. Isso é utilizado pelas empresas para se comunicar de forma assertiva com cada consumidor, trazendo conteúdos relevantes e ofertas personalizadas para aquela pessoa específica.

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– Mas, peraí, cadê minha privacidade?
Fique tranquilo. Não utilizamos nenhum dado pessoalmente identificável (PII) ou sensível (SPI), como e-mail, telefone, CPF e nome, ou seja, não sabemos quem você é. Utilizamos outros tipos de identificadores anônimos, como Advertising ID para Android e IDFA (Identifier for Advertisers) para Apple, que são separados dos identificadores do hardware do aparelho. Esse tipo de reconhecimento é usado mundialmente para segmentar entrega de mídia, por exemplo.

– OK, mas o que isso significa?
Que nós, que possuímos os dados brutos de localização, não sabemos quem você é. Quando repassamos para o aplicativo (cliente) os dados dos eventos criados, ele sim sabe quem você é, mas estes dados são relacionados apenas aos locais de interesse (POI) do aplicativo. Ou seja, um aplicativo de ofertas em restaurantes, por exemplo, não tem interesse em todos os lugares onde você vai, apenas naqueles que fazem sentido para a  estratégia de marketing ou comercial: restaurantes parceiros, restaurantes sem parceria, concorrentes, regiões com mais demanda, etc. Esse filtro é uma das premissas para a existência da Flowsense e você pode entender mais sobre esse assunto aqui.

– E o que eu ganho com isso?
O mais importante é receber um conteúdo relevante para você em específico. Ofertas, anúncios, notícias, lembretes que fazem sentido para a sua vida, que melhorem a sua experiência com o aplicativo e com as marcas, que tragam um benefício real para aquele momento exato.

Quer coisa melhor do que estar sentado em uma mesa do seu restaurante preferido e receber um lembrete que você tem um belo desconto na conta final apenas por ter o aplicativo instalado no seu smartphone? Essa é uma ótima situação para exemplificar porque vale a pena a permissão de certos dados nos aplicativos e que não há necessidade de se preocupar com a coleta. Nós tratamos tudo da maneira mais confidencial e anônima possível, aderindo à legislação e às melhores práticas de segurança e privacidade.

Ficou com alguma dúvida? Não fique! Entre em contato e ficaremos felizes em te responder![:en]

Sim, nós estamos cientes que há uma enorme preocupação – em âmbito mundial – em relação à coleta de dados através de sites e aplicativos. Nós também nos preocupamos. Na verdade, essa é uma das maiores preocupações aqui na Flowsense e por isso resolvemos falar sobre o assunto nesse post.

– O que exatamente as empresas de geolocalização, como a Flowsense, fazem?
Coletam dados de localização dos aplicativos de celulares através de GPS, Wi-Fi, beacons, antenas de celular, entre outros. Nesse post vamos focar em GPS, pois é o carro-chefe da tecnologia utilizada por nós e é sobre ela que temos mais expertise.

– Como esses dados são coletados?
O seu smartphone, onde o aplicativo está instalado, se comunica com nossa plataforma diversas vezes por dia (importante frisar: isso representa um consumo irrisório de bateria e dados, não se preocupe!) e isso gera alguns pontos no mapa. Quando em um determinado local são identificados diversos pontos, é formado um “evento”, ou seja, uma parada desse usuário. Com base nessas paradas, traçamos perfis de consumo e de hábitos. Isso é utilizado pelas empresas para se comunicar de forma assertiva com cada consumidor, trazendo conteúdos relevantes e ofertas personalizadas para aquela pessoa específica.

– Mas, peraí, cadê minha privacidade?33
Fique tranquilo. Não utilizamos nenhum dado pessoalmente identificável (PII) ou sensível (SPI), como e-mail, telefone, CPF e nome, ou seja, não sabemos quem você é. Utilizamos outros tipos de identificadores anônimos, como Advertising ID para Android e IDFA (Identifier for Advertisers) para Apple, que são separados dos identificadores do hardware do aparelho. Esse tipo de reconhecimento é usado mundialmente para segmentar entrega de mídia, por exemplo.

– OK, mas o que isso significa?
Que nós, que possuímos os dados brutos de localização, não sabemos quem você é. Quando repassamos para o aplicativo (cliente) os dados dos eventos criados, ele sim sabe quem você é, mas estes dados são relacionados apenas aos locais de interesse (POI) do aplicativo. Ou seja, um aplicativo de ofertas em restaurantes, por exemplo, não tem interesse em todos os lugares onde você vai, apenas naqueles que fazem sentido para a  estratégia de marketing ou comercial: restaurantes parceiros, restaurantes sem parceria, concorrentes, regiões com mais demanda, etc. Esse filtro é uma das premissas para a existência da Flowsense e você pode entender mais sobre esse assunto aqui.

– E o que eu ganho com isso?
O mais importante é receber um conteúdo relevante para você em específico. Ofertas, anúncios, notícias, lembretes que fazem sentido para a sua vida, que melhorem a sua experiência com o aplicativo e com as marcas, que tragam um benefício real para aquele momento exato.

Quer coisa melhor do que estar sentado em uma mesa do seu restaurante preferido e receber um lembrete que você tem um belo desconto na conta final apenas por ter o aplicativo instalado no seu smartphone? Essa é uma ótima situação para exemplificar porque vale a pena a permissão de certos dados nos aplicativos e que não há necessidade de se preocupar com a coleta. Nós tratamos tudo da maneira mais confidencial e anônima possível, aderindo à legislação e às melhores práticas de segurança e privacidade.

Ficou com alguma dúvida? Não fique! Entre em contato e ficaremos felizes em te responder![:]