André Bain |4 de fevereiro de 2020
O objetivo de toda empresa que tem um aplicativo é conseguir um alto engajamento dos usuários. Por isso, é fundamental saber como construir e manter uma boa relação com eles, o que pode ser feito por meio de uma régua de comunicação com o cliente.
O segredo para criar uma régua de comunicação é saber que cada usuário está em um momento diferente em relação ao seu App. Isso significa que o diálogo com quem acabou de se cadastrar, será totalmente diferente do usuário que já é assinante do produto há um ano. Tanto no vocabulário, quanto nas ofertas que podem ser oferecidas para cada um.
Por este motivo, é preciso criar uma régua de comunicação diferente para cada etapa da Jornada do Cliente, fazendo com que o usuário que passou de uma etapa para outra pare de receber mensagens da régua que estava e passe a receber mensagens da nova régua. O objetivo é sempre incentivar o usuário a avançar nas etapas até se tornar um usuário super engajado, e, consequentemente, um cliente fidelizado.
Por onde começar?
Para começar a criar uma régua de comunicação é preciso primeiro mapear a ordem das ações tomadas pelo usuário no App. Dentro de cada ponto é preciso criar uma estratégia para desenvolver e melhorar cada etapa da régua de relacionamento, sempre pensando no seu objetivo de levar o cliente ao próximo nível.
Em seguida, é preciso definir uma linha de comunicação clara e consistente. Para esta tarefa, recomendamos que o time de Marketing da empresa esteja envolvido, assim, a padronização da comunicação externa se mantém e as chances de conversão aumentam com mensagens mais atrativas!
Você pode criar quantas mensagens achar necessário para sua régua de comunicação, só vale o bom senso para não ser muito invasivo ou fora de contexto. Também é importante definir o intervalo entre o envio de um Push e outro. Segundo experiências da Flowsense com alguns de nossos clientes, o intervalo de 2 dias é o suficiente para este tipo de comunicação. Os intervalos podem variar de horas até dias.
Com a régua de comunicação, você certamente diminuirá a quantidade de desinstalações nos primeiros dias, construirá um engajamento contínuo e também poderá conduzir seu usuário para etapa desejada no seu app. Enfim, é algo extremamente necessário e estratégico para alcançar os resultados desejados!
Nesse artigo quis trazer uma visão mais geral, mas caso você seja cliente Flowsense, temos um artigo que mostra o passo-a-passo da nossa feature Jornada do Usuário, que possibilita que nossos clientes possam se comunicar com os usuários de acordo com a etapa em que ele está de seu ciclo de vida dentro do App.
Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse tema? Então deixe comentário aqui ou marque um bate-papo com a gente!
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