logo

Fintech: você sabe que é?

De acordo com uma pesquisa feita pela Cantarino Brasileiro, 90% dos paulistanos disseram que não sabem o que é uma fintech e 89% disseram que nunca usaram. E você? Sabe o que é uma fintech? Se sim,  já usou a solução de alguma?

Conceito

A palavra fintech é a junção das palavras em inglês “financial” e “technology” (em português, “financeiro” e “tecnologia”, respectivamente). E o que fintech significa, na prática? São empresas, normalmente startups, que desenvolvem produtos e soluções baseadas em tecnologia para o mercado financeiro.

De um modo geral, o objetivo dessas inovações é trazer facilidade, conveniência e, principalmente, acessibilidade a todos os consumidores, seja ele pessoa física ou jurídica.

O grande impacto que as fintechs representam para o mercado é o conflito (ou interação, talvez?) do tradicional com o moderno.

Tendo como a maior parte das reclamações a burocracia interminável, processos demorados e alto custo, as instituições financeiras tradicionais têm nas fintechs um exemplo do que se pode alterar e modernizar para tentar solucionar esses problemas.
Com menos funcionários, mais tecnologia, incluindo a famosa Inteligência Artificial,  as fintechs apresentam custos de operação menores que os bancos tradicionais. Isso é sentido no bolso do cliente final, que acaba pagando taxas menores ou até mesmo tendo acesso a contas bancárias gratuitas e cartões de crédito sem anuidade.

Além de sentir a diferença no bolso, a grande sacada das fintechs é a acessibilidade, pois estão literalmente na palma da mão dos usuários: em seus smartphones, através de aplicativos interativos e fáceis de serem usados, ou seja, seus clientes não ficam obrigados a se deslocar até as agências para resolver algum assunto.
Esse acesso facilitado e quase que irrestrito garante um controle maior sobre os gastos, a conta e até mesmo sobre os investimentos feitos.
Tudo isso significa, para o consumidor final, transparência. E nada mais importante quando falamos de mexer com nosso dinheiro, não é mesmo?

No caso de pessoas jurídicas, como PMEs e comércio, o benefício também é sentido no dia-a-dia. Não somente por taxas e juros menores,  a facilidade para emitir boletos, fazer cobranças recorrentes e receber valores também impactou positivamente a vida de diversos empreendedores. São exemplos dessas empresas a Vindi e a Fast Notas.

Não podemos deixar de citar a importância que as soluções das fintechs trouxeram também para a área de marketing e CRM. Enquanto estamos acostumados a receber propostas massificadas de produtos e serviços dos bancos (no máximo um empréstimo ou financiamento personalizado tendo como base o saldo ou alguma simulação feita no passado), com o grande volume de dados que os aplicativos das fintechs reúnem, é possível analisar de forma detalhada o perfil de consumo dos usuários, tendo como base desde o comportamento in-app, como dados geolocalizados e o histórico de visitas a pontos de interesse, que é o caso das soluções da Flowsense.
Aplicando uma análise de dados bem feita à grande massa de informações reunidas, as fintechs também conseguiram mostrar a luz no fim do túnel no que diz respeito às falhas de comunicação e relacionamento entre banco e correntistas.

Fintech desenho

E qual o futuro dos bancos tradicionais?

Hoje em dia vemos diversas ações sendo postas em prática. Desde a corrida de bancos para se atualizarem, se modernizarem e se tornarem também digital, até aquisições de algumas fintechs pelos bancos, comprando a solução inovadora para si.

No Brasil, as fintechs estão vivendo uma era de ouro, com diversas aparições nos principais veículos de comunicação, grandes investimentos e aportes milionários, programas de aceleração e incubação, etc.. Isso também se deve muito ao fato da “mentalidade fintech” que foi muito bem aceita e instalada no mercado varejista, principalmente, que viu nas soluções oferecidas uma possibilidade de melhorar seu relacionamento com os clientes, aumentando a atração, satisfação e fidelização dos clientes.

E agora, você já sabe o que é uma fintech?

Para saber mais sobre as soluções que a Flowsense oferece para o mercado de aplicativos, envie um e-mail para contato@flowsense.com.br.