Seu
app já possui pedido de localização, mas seus índices estão abaixo da média ou
inalterados há um tempo? Então esse artigo pode te ajudar!
Aprendemos que a melhor forma de receber o aceite do usuário é aplicar os três
princípios fundamentais da experiência do usuário no pedido. Em nossas
aplicações nos clientes, tivemos aumentos consistentes de 2 a 3% ao mês de
usuários geoativos.
Os
3 princípios
Ao
pedir uma informação pessoal do usuário é essencial se colocar no lugar dele e
ter em mente 3 princípios: transparência, recompensa e momento. Temos um artigo
que explora esse assunto com mais detalhe, para acessá-lo basta clicar aqui.
Diagnóstico
Procure
observar os pontos e erros mais comuns, listados abaixo, para compreender o que
pode ser aperfeiçoado ou corrigido:
- Vertical do app: Ainda que sejamos zelosos
com os 3 princípios que citei acima, algumas categorias não desempenham tão bem
quanto outras simplesmente pelo fato dos usuários não verem tanto valor em
compartilhar esse dado. Por exemplo: porque um app de edição de foto precisa da
localização? Ou o app de podcasts? Diante disso, cabe respeitar que a média de
aceite será menor e se forçar a barra, pode virar churn.
- Pedir na lata: O usuário não teve
sequer a chance de testar o app e já se depara com um pedido para compartilhar
informações. Exceto usuários que já conhecem o app, essa prática comumente gera
rejeição e torna mais difícil um segundo pedido.
- Pedir via SO: O pedido feito via
sistema operacional possui limitação de conteúdo explicativo e, a partir da
segunda solicitação, é possível desabilitar pedidos para sempre. Por isso, não
é aconselhável usar somente essa ferramenta. Crie uma tela intermediária no
app, customizada, para explicar os motivos e ganhos e só depois do usuário dar
aceite na mesma, direcione para o pedido nativo. Assim, você evita gastar suas
chances.
Ações
e dicas
Uma
vez mapeados os pontos de melhoria e feito os devidos ajustes, o que mais pode
ser feito para tentar resgatar usuários que não aceitaram compartilhar sua
localização?
- Campanhas de pushes: Ao menos uma vez ao mês é recomendado realizar
uma campanha de push para toda base que ainda não realizou o aceite. Relembrar
o usuário dos benefícios que está abrindo mão pode fazer com que ele mude de
ideia. Aproveite e facilite o aceite colocando botões no push e incluindo um
deep link para a requisição do OS em caso positivo.
- In app messages: Programe uma tela do app (in app event) que
dispare uma mensagem de lembrete que deixe o usuário curioso para aproveitar
melhor os benefícios da localização. Não se esqueça do deep link também.
- Recompensas imediatas: Cupons de desconto ou vouchers podem
ser uma boa opção para alavancar, mas não para reter, tendo em vista que alguns
usuários podem até cancelar a permissão. Então é recomendado que esta ação seja
bem contextualizada, atrelando a um período ou local de preferência do usuário.
Aqui na Flowsense buscamos sempre
aprender novas práticas, testar e escalar em primeira mão para aprimorar o
relacionamento dos nossos parceiros com os seus clientes. Se quiser saber mais
sobre o que temos feito por aqui nesse âmbito ou compartilhar com a gente o
seus desafios para ver como podemos ajuda-lo, só marcar um bate-papo com a gente!
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