chat
close

Olá!

Como aumentar o aceite de localização do seu app?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Seu app já possui pedido de localização, mas seus índices estão abaixo da média ou inalterados há um tempo? Então esse artigo pode te ajudar!
Aprendemos que a melhor forma de receber o aceite do usuário é aplicar os três princípios fundamentais da experiência do usuário no pedido. Em nossas aplicações nos clientes, tivemos aumentos consistentes de 2 a 3% ao mês de usuários geoativos.

Os 3 princípios

Ao pedir uma informação pessoal do usuário é essencial se colocar no lugar dele e ter em mente 3 princípios: transparência, recompensa e momento. Temos um artigo que explora esse assunto com mais detalhe, para acessá-lo basta clicar aqui.

Diagnóstico

Procure observar os pontos e erros mais comuns, listados abaixo, para compreender o que pode ser aperfeiçoado ou corrigido:

  • Vertical do app: Ainda que sejamos zelosos com os 3 princípios que citei acima, algumas categorias não desempenham tão bem quanto outras simplesmente pelo fato dos usuários não verem tanto valor em compartilhar esse dado. Por exemplo: porque um app de edição de foto precisa da localização? Ou o app de podcasts? Diante disso, cabe respeitar que a média de aceite será menor e se forçar a barra, pode virar churn.

  • Pedir na lata: O usuário não teve sequer a chance de testar o app e já se depara com um pedido para compartilhar informações. Exceto usuários que já conhecem o app, essa prática comumente gera rejeição e torna mais difícil um segundo pedido. 
  • Pedir via SO: O pedido feito via sistema operacional possui limitação de conteúdo explicativo e, a partir da segunda solicitação, é possível desabilitar pedidos para sempre. Por isso, não é aconselhável usar somente essa ferramenta. Crie uma tela intermediária no app, customizada, para explicar os motivos e ganhos e só depois do usuário dar aceite na mesma, direcione para o pedido nativo. Assim, você evita gastar suas chances.

Ações e dicas

Uma vez mapeados os pontos de melhoria e feito os devidos ajustes, o que mais pode ser feito para tentar resgatar usuários que não aceitaram compartilhar sua localização?

  1. Campanhas de pushes: Ao menos uma vez ao mês é recomendado realizar uma campanha de push para toda base que ainda não realizou o aceite. Relembrar o usuário dos benefícios que está abrindo mão pode fazer com que ele mude de ideia. Aproveite e facilite o aceite colocando botões no push e incluindo um deep link para a requisição do OS em caso positivo.
  2. In app messages: Programe uma tela do app (in app event) que dispare uma mensagem de lembrete que deixe o usuário curioso para aproveitar melhor os benefícios da localização. Não se esqueça do deep link também.
  3. Recompensas imediatas: Cupons de desconto ou vouchers podem ser uma boa opção para alavancar, mas não para reter, tendo em vista que alguns usuários podem até cancelar a permissão. Então é recomendado que esta ação seja bem contextualizada, atrelando a um período ou local de preferência do usuário.

Aqui na Flowsense buscamos sempre aprender novas práticas, testar e escalar em primeira mão para aprimorar o relacionamento dos nossos parceiros com os seus clientes. Se quiser saber mais sobre o que temos feito por aqui nesse âmbito ou compartilhar com a gente o seus desafios para ver como podemos ajuda-lo, só marcar um bate-papo com a gente!

#flowsense #mobileengagement #localização #push #engajamentomobile #mobilemarketing #app #aplicativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba novidades por e-mail

Veja também