Como aumentar o aceite de localização do seu app?

André Bain |21 de janeiro de 2020

Seu app já possui pedido de localização, mas seus índices estão abaixo da média ou inalterados há um tempo? Então esse artigo pode te ajudar!
Aprendemos que a melhor forma de receber o aceite do usuário é aplicar os três princípios fundamentais da experiência do usuário no pedido. Em nossas aplicações nos clientes, tivemos aumentos consistentes de 2 a 3% ao mês de usuários geoativos.

Os 3 princípios

Ao pedir uma informação pessoal do usuário é essencial se colocar no lugar dele e ter em mente 3 princípios: transparência, recompensa e momento. Temos um artigo que explora esse assunto com mais detalhe, para acessá-lo basta clicar aqui.

Diagnóstico

Procure observar os pontos e erros mais comuns, listados abaixo, para compreender o que pode ser aperfeiçoado ou corrigido:

  • Vertical do app: Ainda que sejamos zelosos com os 3 princípios que citei acima, algumas categorias não desempenham tão bem quanto outras simplesmente pelo fato dos usuários não verem tanto valor em compartilhar esse dado. Por exemplo: porque um app de edição de foto precisa da localização? Ou o app de podcasts? Diante disso, cabe respeitar que a média de aceite será menor e se forçar a barra, pode virar churn.

  • Pedir na lata: O usuário não teve sequer a chance de testar o app e já se depara com um pedido para compartilhar informações. Exceto usuários que já conhecem o app, essa prática comumente gera rejeição e torna mais difícil um segundo pedido. 
  • Pedir via SO: O pedido feito via sistema operacional possui limitação de conteúdo explicativo e, a partir da segunda solicitação, é possível desabilitar pedidos para sempre. Por isso, não é aconselhável usar somente essa ferramenta. Crie uma tela intermediária no app, customizada, para explicar os motivos e ganhos e só depois do usuário dar aceite na mesma, direcione para o pedido nativo. Assim, você evita gastar suas chances.

Ações e dicas

Uma vez mapeados os pontos de melhoria e feito os devidos ajustes, o que mais pode ser feito para tentar resgatar usuários que não aceitaram compartilhar sua localização?

  1. Campanhas de pushes: Ao menos uma vez ao mês é recomendado realizar uma campanha de push para toda base que ainda não realizou o aceite. Relembrar o usuário dos benefícios que está abrindo mão pode fazer com que ele mude de ideia. Aproveite e facilite o aceite colocando botões no push e incluindo um deep link para a requisição do OS em caso positivo.
  2. In app messages: Programe uma tela do app (in app event) que dispare uma mensagem de lembrete que deixe o usuário curioso para aproveitar melhor os benefícios da localização. Não se esqueça do deep link também.
  3. Recompensas imediatas: Cupons de desconto ou vouchers podem ser uma boa opção para alavancar, mas não para reter, tendo em vista que alguns usuários podem até cancelar a permissão. Então é recomendado que esta ação seja bem contextualizada, atrelando a um período ou local de preferência do usuário.

Aqui na Flowsense buscamos sempre aprender novas práticas, testar e escalar em primeira mão para aprimorar o relacionamento dos nossos parceiros com os seus clientes. Se quiser saber mais sobre o que temos feito por aqui nesse âmbito ou compartilhar com a gente o seus desafios para ver como podemos ajuda-lo, só marcar um bate-papo com a gente!

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